Manuscritos do Mar Morto poderão ser vistos na internet

Parceria do Google com o governo de Israel permitirá acesso aos textos de dois mil anos

A Autoridade de Antiguidades de Israel está colaborando com o Google para colocar na internet os manuscritos do Mar Morto. O projeto permitirá que milhões de pessoas tenham acesso gratuito ao conjunto de textos de dois mil anos, considerado uma das maiores descobertas arqueológicas do século passado. Devem ser colocadas imagens em alta definição dos documentos na rede virtual. As primeiras dessas reproduções devem ser divulgadas em alguns meses. Os manuscritos estarão disponíveis tanto nos idiomas originais como em traduções.
Pnina Shor, funcionária do setor de antiguidades israelense, disse hoje que o plano vai garantir a preservação dos originais, ao mesmo tempo em que ampliará o acesso aos valiosos documentos, que incluem fragmentos da Bíblia Hebraica. Alguns especialistas já se queixaram de que somente um grupo pequeno de estudioso tinha acesso aos documentos, encontrados em cavernas perto do Mar Morto na década de 1940. 

Fonte: Estadão
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News