Evangelismo com Humor: ´Transmitindo a Graça com graça`

Trabalho têm crescido através de ministérios espalhados pelo País

Evangelismo com Humor: ´Transmitindo a Graça com graça`
ONGs e grupos espalhados pelo Brasil têm levado o Evangelho e também muitas gargalhadas a hospitais, casas de recuperação, asilos, orfanatos e praças públicas. Não estamos falando aqui do humor pelo humor, nem da disseminação daquelas piadinhas de mau gosto ou maldosas sobre crentes. Trata-se do humor como um meio e não como fim, e usado saudavelmente. A finalidade e objetivo principal é edificar.

Ainda assim, você pode estar se perguntando: “Mas como é possível ‘misturar’ algo tão sério com humor?” Então, que tal conhecer melhor essa forma criativa que o Senhor inspirou seus servos a propagarem a sua Palavra?


Pastor Jasiel Botelho, uma referência quando se fala sobre o tema, trabalha com humor na evangelização há mais de 30 anos. Também escritor e missionário da SEPAL, ele é autor da tirada “Deus é humor”. E explica por que: “Foi Deus quem criou o humor, a alegria e a “graça”. Além do mais, Deus é Pai. Qual é o pai que não quer brincar com seus filhos?”. Com um ar que lhe é peculiar, Jasiel conclui: “Sei que muitos não concordam, mas a Palavra de Deus nos confirma que somos a imagem e semelhança do nosso Pai e que a alegria do Senhor é a nossa força”.  

O pastor contou que por muito tempo tinha a imagem de um Deus carrancudo, até que conheceu missionários americanos que usavam o humor para trabalhar na evangelização. “Isso me ajudou a entender que Deus me amava como eu era, e que me usaria em Sua obra com meu temperamento. Entendi que o humor é uma arma poderosa para comunicar as Boas Novas do Evangelho”.

Você também pode se surpreender ao perceber como Jesus é bem-humorado. Sem deixar de mencionar que inúmeros versículos nos mostram que, para Deus, a alegria é coisa séria!

O melhor remédio

Você com certeza já ouviu a expressão: “Rir é o melhor remédio”. Mas, talvez não saiba a veracidade terapêutica do jargão. Durante uma gargalhada, os níveis de hormônios do estresse baixam. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo, o sistema imunológico se fortalece. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais ativas. Assim como os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e os linfócitos T, que detectam vírus ou bactérias. Resumindo, rir, cientificamente, faz bem à saúde. Por isso mesmo, o nosso Criador, inteligente como só Ele, nos dotou com a capacidade de sorrir antes mesmo de nascermos! É isso mesmo, já no ventre materno, a partir dos seis meses, damos os primeiros sorrisos. Então, por que não pregar o Evangelho beneficiando também a saúde física e emocional?

Afinal, após o “desestresse”, as pessoas estão muito mais receptivas à mensagem.

Quem são eles?

Diante desses fatos, alguns enxergaram a seriedade do humor na evangelização e atenderam ao chamado de usá-lo, sadiamente, na evangelização. Ficou curioso sobre quem são eles? Como realizam tal façanha? Então, amanhã nesta mesma hora e local, acompanhe o restante desta reportagem que  você também pode encontrar  na Revista Geração JC - Edição 79 (Novembro e Dezembro de 2010).
Fonte: Cpad News
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News