Fã clube cria "bonoteísmo", religião na qual Bono é Deus


O fanatismo pelo U2 não se limita a acampar na porta do estádio, viajar para acompanhar seus shows e fazer tatuagens em homenagem aos irlandeses. A paixão pelos ídolos é tamanha que os membros do fã clube Ultra Violet fundaram uma religião na qual Deus é Bono Box: o "bonoteísmo".
"Criamos de brincadeira há uns dez anos, quando eles vieram com a turnê PopMart", explicou a analista de sistemas Adra Garcia. Apesar do caráter lúdico, a crença inclui uma data comemorativa semelhante ao Natal - só que festejada no dia 10 de maio, data do aniversario do vocalista do grupo.

"Quando chega esse dia, nós trocamos presentes e até abrimos champagne", contou Adra, entre goles de espumante tomados em uma taça que trouxe de sua casa. Segundo ela, existe uma ala mais radical do fã clube que não gosta desse caráter religioso. "Falam que não se pode misturar as coisas, mas nós somos adultos e conscientes", disse.
Fanática pelo U2, Adra, que já foi a dois shows da turnê 360º, em Dublin e La Plata, classifica como "indescritível" a sensação de vê-los de perto. "É só aí que você percebe que eles são de verdade, que são de carne e osso".
A analista de sistemas se recusa a falar quanto investiu para acompanhar o giro dos irlandeses. "Não faz isso comigo. Tenho família e filhos. Eles não podem saber quanto gastei, por isso eu nem coloco no papel", admitiu.
O melhor show Guilherme Loscalzo, outro fã que tem visto a banda em diversas apresentações da atual turnê, também prefere não contar os gastos com os shows. "São vinte e seis anos de investimento, entre CDs, camisetas e apresentações", afirmou.
Segundo ele, das oito apresentações que assistiu até agora, nenhuma se compara a do último domingo (10), no Morumbi, em São Paulo. "Foi imbatível! Eles estavam com uma pegada diferente, trocaram algumas musicas do repertório. Acho que se empolgaram com o primeiro show", contou, enquanto mostrava suas diversas tatuagens em homenagem aos ídolos.
Fonte: Jornal do Brasil
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News