O cantor gospel Ricardo Vianna é uma das atrações do maior encontro de jovens batistas do Norte de Minas


Já faz um tempo que os cantores do segmento gospel se apresentavam em eventos ligados a denominações evangélicas. Hoje, eles estão em todos os lugares e, principalmente, em programas seculares de emissoras de televisão.
Além disso, a qualidade da música gospel atualmente é um fator predominante para essa evolução. Os CDs e DVDs deste segmento não devem nada ao que é produzido pelos artistas seculares.
Pois bem. O cantor e compositor gospel Ricardo Vianna é um dos convidados para se apresentar no palco do Conjubanorte - Congresso da Juventude Batista do Norte de Minas, nos dias 23 e 24 de abril, no campus da Funorte, no bairro JK.
Cerca de 300 jovens e adolescentes batistas do Norte de Minas se reunirão no feriado para momentos de música, louvor, estudos bíblicos, entre outros assuntos.
O evento está ligado às instituições batistas de grande relevância, como a Assiban –Associação de igrejas batistas do Norte de Minas e Jubam- Juventude Batista Mineira e a Convenção Batista Mineira.
Para Ricardo Vianna, o convite para participar do Conjubanorte chegou de uma forma muito especial.
- Uma das organizadoras do evento, a Cláudia Moreira, pessoa que tem acreditado em nosso trabalho, me convidou e fiquei muito feliz. Percebo que Deus tem dado visão a essa juventude, que se dispõe a trabalhar para o seu Reino - avalia.
Ricardo já viajou pelo Brasil afora, conversou com músicos de renome, trocou ideias e tem feito um trabalho diferenciado onde quer que se apresente. No repertório do encontro ele vai mostrar canções próprias e de outros cantores.
- Deus tem nos dado oportunidade e pela sua misericórdia, muitos são alcançados e conduzidos a adorá-Lo, o que realmente nos faz muito felizes em saber que apesar da nossa pequenez, podemos ser usados pelo próprio Deus.  Tocaremos também sons bem legais, como por exemplo, do Thalles Roberto, que inclusive, num bate-papo, compartilhamos sobre algumas coisas em comum que vivemos no mundo secular e como fomos alcançados por essa tal misericórdia imensurável. Vamos apresentar também um som do Resgate, que é uma banda que eu identifico bastante, desde a minha conversão, e que fazem uma linha de evangelismo através rock’n roll de uma forma muito inteligente e teologicamente correta. E ainda, e outras coisas muito bacanas e abençoadas que tenho preparado -diz.


PARCERIA
Ricardo não vai sozinho para o palco do Conjubanorte. Vai levar junto outros músicos que têm se dedicado à música gospel.
- Pela experiência e permissão de Deus, tenho hoje uma equipe de músicos que me acompanham, de acordo com as datas e locais, sem perder a qualidade. É uma moçada, que realmente precisa ser aplaudida pelo empenho e dedicação na obra e pela sede de fazer algo com muita excelência para Deus. Estarei junto com Sidney-Pererão (guitarra), Rael - Bateria, Kirk Jhonny nas Teclas, Xandão no baixo e as backin vocals Ariadne, Sandra e ainda o Freed Higino. São três manos que cantam como pássaros. E por último aqui na lista, mas em primeiro lugar no palco e em nossa vida, o Espírito Santo de Deus, que sem Ele nada poderíamos fazer, daí a festa vai ficar boa demais!
Ricardo fala com orgulho da música gospel, da família e se emociona ao dizer do cuidado de Deus para com a sua vida.
- Me converti em 1998, desde então, o evangelho, a música gospel, têm feito parte da minha vida, tenho aprendido bastante, através da palavra ministrada, representada e especialmente através da própria música gospel (inteligente), que tem sido um ótimo veículo usado por Deus pra abrir espaço, preparando corações para Sua Palavra. Então, são 13 anos já, de experiências com o Deus vivo, claro que com muitas alegrias, choros, desertos, mas sempre Rumo à Vitória, sem perder o alvo, sem tirar o olhar da reta de chegada e agradecendo-O a cada dia pelo cuidado que Ele tem tido comigo e principalmente com a linda família que Ele me deu - diz.


REPERTÓRIO
Ricardo diz que as composições do grupo de rock Resgate não podem faltar em seu repertório. O Resgate é um grupo que revela maturidade acima de tudo, mostrando um rock moderno, que encanta a qualquer ouvinte. A turma é liderada por Zé Bruno tem conquistado o Brasil.
- Tem uma do Resgate que fala assim: Sete dias da semana quero andar com Deus, trinta dias lá vai mais um mês, mais vale um dia nos Teus Átrios, que mil em outro lugar!Essa sempre está no repertório, porque creio que o melhor lugar pra se estar, é debaixo da vontade de Deus. Me identifico muito com o Resgate, pelas composições, de sede de mostrar que Deus pode mudar o rumo da vida de qualquer ser humano. Só depende da entrega! Posso citar também o DC Talk, o Third Day e o Jars of Clay, que também me influenciaram bastante com suas canções de impacto.


A INSPIRAÇÃO
Na hora de compor, o músico montes-clarense diz que precisa de silêncio, outras vezes não. Mas que é preciso muita responsabilidade.
- Minhas composições, têm sido algo de grande valia e grande responsabilidade pra mim, pois hoje posso falar de coisas reais, concretas e que verdadeiramente, geram vida. Sinto e sei que Deus está ao meu lado sempre e tem me inspirado a compor, pois quando se compõe algo que fala de alguém tão importante como o Senhor, é preciso que seja verdadeiro.


MÚSICA GOSPEL EM MONTES CLAROS
Hoje em Montes Claros no Norte de Minas, temos grandes cantores gospel, cada um com uma voz de encantar e mexer com qualquer íntimo. É possível ouvi-los com mais frequência em rádios, restaurantes, salão de beleza, entre outros.
- Falando um pouco sobre a música gospel, num apanhado geral em Montes Claros, quero registrar o grande poeta e compositor, Zé Ivani, meu grande camarada, que tenho muita admiração. Ele é um grande compositor. Tem também o Tom Christian, na batalha, Marquinhos, Murilo (Via Única), Marcos Paracatu, meu brother. Falaria com certeza de vários outros nomes.  Me alegro ao ver a banda Geração Daniel onde está hoje, como um dos exemplos dentre vários outros que estão de alguma forma, inseridos na música. Em sua primeira formação, muitos foram meus alunos. Temos aí uma nova galera também, o D’Passagem, que tem também mostrado um trabalho de adoração a Deus.


RECADO
Muitos músicos cantam o gênero gospel apenas por motivo comercial, outros para entretenimento, mas o principal motivo de a maioria é o louvor a Cristo. E Ricardo Vianna dá um conselho.
- Quero deixar uma alerta a todos os adoradores: montamos banda, ensaiamos e aí começam surgir os convites, o campo começa a se abrir. Deus permite que possamos ir a vários lugares, sendo instrumentos Dele, para levar o povo a adorá-Lo e muitas coisas acontecem. Como mero conhecedor das duas versões do campo musical, fica um toque: cuidado pra não perder o foco, pois quando se trata da música secular, o sucesso e a fama são muito importantes, mas quando se trata de reino, se houver tanta competição para que apareça quem é o melhor, aí a coisa muda, pois como adoradores, precisamos saber que em primeiro lugar, precisamos diminuir a cada dia, para que Deus cresça em nós, para fazermos a diferença.
VIAGENS E CONTATOS
Ricardo foi a São Paulo, participou de programas de TV, conheceu a cantora Baby Consuelo, hoje Baby do Brasil, falou com o cantor e compositor Djavan e fez algumas parcerias.
- Nesse tempo, desde a minha conversão, Deus tem me levado em vários lugares, permitindo participar de eventos que fizeram muita diferença na minha vida profissional, intelectual e espiritual. Por exemplo, em 2009, lancei meu trabalho em São Paulo, participei do programa Tarde Show, na Rit TV, fiz aberturas de shows da cantora Fernanda Brum em São Paulo. E olha, Deus permite que as coisas aconteçam. Em um evento beneficente de produtor amigo meu, lá de Sampa - hoje ele é convertido - estive com o Djavan. O papo foi interessantíssimo. Logo depois nesse mesmo palco, fiz a abertura para a cantora Fernanda Brum. Foi muito bom mesmo, e Glória a Deus. Estive em São Paulo com o cantor Lázaro, ex-Olodum, com a Baby do Brasil. Compartilhamos de coisas do Reino de Deus. Com o cantor Bob Jhonathan (ex-Raiz Coral), a parceria tem fluído e florescido e em breve sairá do forno - conta.
Além do trabalho com a banda, o músico Ricardo Vianna atua como produtor musical e comanda o Vianna Sonar Studio, trabalhando com musicalização em dois colégios da cidade.
-Tenho outros projetos a realizar e sei que se for da vontade do Deus vivo, serão concretizados, incluindo o CD/DVD que está tomando forma – planeja.
Fonte: O Norte de Minas
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News