Encontro da Consciência Cristã vira Patrimônio Cultural

Romero: Encontro da Consciência Cristã vira Patrimônio Cultural
Projeto de Romero declara Encontro da Consciência Cristã Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) apresentou o projeto de lei de número 1791/2011, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que declara o “Encontro para a Consciência Cristã”, realizado na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, de acordo com o artigo 215 e o artigo 216 da Constituição Federal. Conforme a matéria ficam assegurados ao “Encontro para a Consciência Cristã”, para todos os efeitos legais, os direitos e as vantagens da legislação vigente.

Romero, inclusive, entregou pessoalmente ao pastor Euder Faber, na sede da Vinacc cópia do PL que está tramitando no Congresso Nacional e que será apreciado dentro em breve pela Câmara dos Deputados. A propositura no momento encontra-se nas Comissões temáticas da Câmara.


É importante destacar que a Vinacc – Visão Nacional para a Consciência Cristã realiza entre os dias 21 e 30 de outubro de 2011, a Primeira Consciência Cristã Internacional, na cidade de Jerusalém, em Israel. Em Campina Grande, na Paraíba a Consciência Cristã já acontece há 13 anos, esta vai ser a primeira vez que o evento será realizado em outra cidade, ou melhor, em outro país. O coordenador da Consciência Cristã em Jerusalém é o pastor João Bosco, da Igreja Congregacional do Calvário, em Campina Grande. A Primeira Consciência Cristã Internacional, além de oferecer às pessoas a oportunidade de conhecer Jerusalém, vai servir também como um meio de conseguir recursos para a Consciência Cristã em Campina Grande.

Rodrigues destaca que a Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de cultura nacional, ao considerar patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza imaterial de reconhecida importância para a sociedade brasileira. Em seu § 1º do art. 215, a Carta Magna determina que o Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. Nesse contexto se inclui o Encontro para a Consciência Cristã, realizado em Campina Grande (PB), considerado o maior evento do gênero da América Latina.

Campina Grande é conhecida pela pujança e pela criatividade de seu povo, aliado a isso, polariza uma região composta por mais de um milhão de habitantes e que congrega quase 60 municípios do chamado Compartimento da Borborema, cuja população se utiliza da excelência dos seus serviços, principalmente os oferecidos nas áreas de saúde, educação e cultura. Ela é considerada a "Capital do Trabalho", é conhecida por promover o Maior São João do Mundo, a Micarande - O carnaval fora de época do País, mas hoje passou ser conhecida mundialmente também como a "Cidade de Jesus Cristo".

Na justificativa o parlamentar salienta que no período do carnaval a cidade torna-se a "Capital Mundial da Fé Cristã". Tudo isto, graças ao trabalho realizado pelas igrejas evangélicas locais, além da conscientização que vem sendo promovida pelo Encontro Para a Consciência Cristã, no Parque do Povo, Pirâmide e no Centro Cultural. O evento é de caráter interdenominacional e sem fins lucrativos. Além do grande público, estão sempre presentes pastores da Capital do Estado, Litoral, do Sertão, Cariri, Carimataú, Brejo, Seridó, afora várias caravanas que de outras partes do Nordeste e do País.

Realizado pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC), o evento nasceu em 1999, no momento em que a cidade sediava um encontro macroecumênico-esotérico, reunindo diversas tendências e linhas de pensamentos, no campo das religiões, da "ciência", da filosofia e das artes. O “Encontro para a Consciência Cristã” veio para levar a população a um verdadeiro despertamento espiritual através da defesa da fé cristã, bem como pela propagação do Evangelho de Jesus Cristo, proporcionando também a comunhão do corpo de Cristo, que é a igreja. A cada ano o “Encontro para a Consciência Cristã” vem superando todas as expectativas. Prova disso está nos locais de realização. Nos anos anteriores as palestras foram promovidas no Antigo Museu Vivo e Ginásio da AABB. No entanto, foi necessário um espaço maior. Daí partiu-se para a instalação da Representação do Tabernáculo Bíblico, no Parque do Povo, uma estrutura móvel à base de tendas, com capacidade para aproximadamente dez mil pessoas, em suas partes interna e externa. Outros locais que sediam as palestras a Pirâmide e o Centro Cultural, localizado ao lado do Parque do Povo.

A repercussão do “Encontro para a Consciência Cristã” é tão grandiosa que pessoas de outras partes do Brasil passaram a solicitar informações sobre o evento. Por isso, foi necessária a criação de jornal e de uma página na Internet – www.conscienciacrista.org.br, que além de informarem, se propõem a tratar das mais diversas correntes religiosas e sectárias que se proliferam pelo mundo.

Para realizar o “Encontro para a Consciência Cristã”, a VINACC conta com o apoio dos executivos Estadual e Municipal, membros dos Poderes Legislativo Estadual e Municipal, iniciativa privada, Imprensa, das igrejas evangélicas, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil - Secção/PB, Associação dos Pastores Evangélicos da Paraíba – APEP, Centro de Pesquisas Religiosas – CPR (RJ), Agência de Informações Religiosas – AGIR (SP), ICP (SP), Chamada da Meia-Noite (RS), Revista Enfoque (RJ), UFJC (PB), Mocidade Para Cristo – MPC (PB), Faculdade de Teologia e Missiologia – FATEMI (SP), ITESMI, Brasil Gospel, Revista Ultimato (MG), Revista Eclésia (SP), STEC (PB), EMES (PB), EMELC (PB), NAC/PB, MOSES (RJ), ABPC (MG), Juvep (PB), UMEPA (PB), SETEBRAE/BETEL (PB), CRHC (PB), APOEP - Patos (PB), Jornal Mão Dadas (PB), Folha Evangélica (PB), Êxodo Design (PB), além de mais de trezentas igrejas espalhadas por todas as regiões do Estado.

Há 13 anos acontecia em Campina Grande, no interior da Paraíba o Primeiro Encontro para a Consciência Cristã. Poucos poderiam imaginar que o evento, que durou apenas quatro dias e só contava com dois preletores, os pastores Joaquim de Andrade e Jorge Issao Noda, fosse chegar tão longe. O primeiro “Encontro para a Consciência Cristã” foi realizado no antigo Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, hoje o evento acontece no Parque do Povo, o maior espaço de eventos da cidade, o mesmo espaço que abriga o assim chamado "Maior São João do Mundo", o maior evento turístico de Campina Grande, seguido pela Consciência Cristã.

Nos seus primeiros anos o “Encontro para a Consciência Cristã” era uma realização do ITESMI – Instituto Teológico Superior de Missões, com o apoio de diversas denominações evangélicas da cidade. A VINACC – Visão Nacional para a Consciência Cristã só foi criada em 2001, dois anos após a estréia do evento. Hoje, a Consciência Cristã considerada o maior evento do gênero da América Latina tem como coordenador geral o pastor Euder Faber, que também preside a VINACC.

Como fruto do crescimento do evento, a entidade, paralelamente a Consciência Cristã, desenvolve outros projetos como um Programa de TV, um Jornal, site, várias redes sociais na internet, campanhas de cunho evangelístico e defesa da fé, todos voltados para o fortalecimento da Consciência Cristã. O mais novo desses projetos, talvez o maior desafio que a VINACC já emplacou seja a Primeira Consciência Cristã Internacional, em outubro de 2011, em Jerusalém - Israel.

Ao longo desses 13 anos de história, a Consciência Cristã é exemplo nacional de iniciativa da comunidade cristã, onde muitas pessoas são alcançadas pela Palavra de Deus e, através das inúmeras palestras e seminários oferecidos gratuitamente no evento, têm acesso a uma gama de conhecimentos importantes para o crescimento e fortalecimento espiritual da Igreja. A edição 2011 do Encontro contou com 20 eventos paralelos, 37 preletores, mais de 100 palestras com temática diversificada, tudo isso com entrada franca e aberta para o público em geral. A Consciência Cristã 2011 superou a anterior, assim como vem acontecendo todos os anos. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) há cerca de quatro anos participa do Encontro para a Consciência Cristã.

Todos os anos, dezenas de preletores, das mais variadas áreas do conhecimento humano, têm participado dos eventos. A realização tem se notabilizado por agregar pensadores cristãos das mais variadas matizes denominacionais. Para a próxima edição, diversos contatos estão sendo feitos, tendo já confirmados os nomes dos doutores Russel Shedd e Augustus Nicodemos.

O Encontro é uma ousadia de Campina Grande, isso é o que dizem muitos preletores quando vem ao evento. Ousadia essa vista no grande número de turistas que a cada ano são atraídos pelo Encontro. A Consciência Cristã tem sido uma prova do alcance a nível nacional que esse evento conquistou. Na última edição da Consciência Cristã vieram à cidade famílias e caravanas de vários lugares do país e marcaram presença no evento. A Consciência Cristã impressiona pela organização. Os palestrantes são maravilhosos e cada ano o evento se aperfeiçoa mais – Esse evento tem sido uma benção na vida de muita gente.

Quando estivemos na Assembléia Legislativa da Paraíba propomos a declaração de Utilidade Pública à VINACC - Visão Nacional para a Consciência Cristã -, entidade sem fins lucrativos, com sede à rua Osvaldo Cruz, 229, Centenário, em Campina Grande, inscrita no MF nº 04.625.922/0001-45, fundada em julho de 2001, com registro no cartório de títulos e documentos – 5º ofício de notas.

É um reconhecimento, na condição de representantes do povo, ao grandioso e irrefutável trabalho realizado por essa instituição, na promoção de eventos da maior significação para a Paraíba, na divulgação da Palavra de Deus, e os frutos positivos que têm sido colhidos, principalmente no Encontro para a Consciência Cristã (Uma Visão Cristocêntrica). O objetivo precípuo é edificar a igreja de Cristo, defender a fé cristã e exaltar a bandeira do evangelho na pessoa de Jesus Cristo. O Encontro pode e deve ser apontado como o maior evento evangélico da América Latina e um dos principais do mundo, congregando milhares de cristãos da Paraíba e de todas as regiões brasileiras. O Consciência Cristã tem sido um instrumento de Deus para o avivamento espiritual da comunidade nacional.

O pastor Euder Faber, presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC) e coordenador geral do “Encontro para a Consciência Cristã”, tem um discurso de gratidão a Deus por todas as bênçãos derramadas nestes anos, no intuito de proporcionar uma reflexão social, filosófica, bíblica e teológica sobre as grandes questões que desafiam a humanidade neste Terceiro Milênio. Além da Comunidade Evangélica, representada pela a Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil (OMEB), o Conselho Estadual da Paraíba, e da Associação dos Pastores Evangélicos da Paraíba (APEP), a VINACC recebe inúmeros apoios das igrejas, do Governo do Estado, da Prefeitura de Campina Grande, e da iniciativa privada e mantenedores.

O “Encontro para a Consciência Cristã” é realizado graças primeiramente ao poder de Deus, que ouve as orações dos irmãos, as contribuições dos mantenedores e aos apoios conseguidos. A meta é organizar o próximo encontro e continuar orando para Deus levantar pessoas que colaborem e apóiem o evento, pois tem como principal propósito elevar o nome do Rei dos reis, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Enquanto milhares de cidades gastam a energia de boa parte de seus habitantes durante o período momesco, Campina Grande realiza um dos maiores eventos apologéticos do Brasil o Encontro que reúne um público circulante de cerca de 100 mil pessoas, no Parque do Povo, local das grandes concentrações locais. Elas participaram de seminários, workshops, palestras e estudos sobre a Bíblia.

O Encontro acontece nesse período porque, ao contrário do que ocorre na maioria das cidades brasileiras, Campina Grande não tem como tradição promover grandes manifestações carnavalescas, tornando-se um ambiente de muita paz e tranqüilidade, propício para a reflexão bíblica, espiritual e filosófica para aqueles que ficam bem como para aqueles que chegam à cidade.

Para se ter uma idéia da dimensão do Encontro acontece palestras, eventos paralelos e grandes cultos noturnos que reuniram em média milhares de pessoas. Já os eventos paralelos são destinados à criança, juventude, teologia, aconselhamento, missiologia, cidadania, heresiologia, louvor e oração. Entre esses destaca-se o Consciência Cristã Kids, Encontro para a Consciência Missionária, Encontro Teológico e Filosófico Sobre Igreja, Desperta Débora – Numa Visão Cristocêntrica, Encontro Para Juventude, o Congresso de Louvor e Adoração, o Encontro Para o Aconselhamento Cristão e Seminário Sobre Vida Devocional. Entre pregadores e preletores, com as pessoas abordando temas diversos, porém com os mesmos objetivos: edificação da igreja e salvação das almas. Do Encontro, participam renomados preletores que, com propriedade, abordam assuntos de suma importância, com os ouvintes sempre atentos.

Há grande mobilização da cidade por conta do evento. Hoje, a promoção está fazendo com que Campina Grande se torne conhecida em outros Estados do Brasil, demonstrando sua abertura, cada vez mais, para o público não evangélico. Os demais segmentos da sociedade também participam. Outro grande ponto é a grande adesão das chamadas denominações evangélicas históricas e, ainda, a presença das novas igrejas, sem se falar na organização do evento, que se aprimora a cada ano.

A estrutura tem sido ampliada e melhorada para atender às necessidades do público e também das pessoas que mantém o funcionamento de literatura e lanchonetes na área do Parque do Povo. Além disso, em termos de estudos e de palestras não se tem registro de outro evento deste nível. O número maior de palestrante tem sido positivo. No primeiro evento, eram apenas dois, mas hoje já são 30 preletores. Na verdade, o encontro realizado em Campina Grande conquistou o coração da comunidade evangélica nacional em razão de sua grandiosidade, participação de cristãos de várias regiões e pela sua diversificada programação. A magnitude, as peculiaridades, a diversidade e o conteúdo religioso do evento são riquezas únicas cultivadas há mais de 01(uma) década pelos campinenses. Riquezas que certamente preenchem todos os critérios definidos pela Unesco e pela legislação brasileira para que o “Encontro para a Consciência Cristã” seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Fonte: PB Agora
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News