Sitio Cabeça do Porco, município de Princesa Isabel PB inaugura poço da ACEV Social

Sábado dia 08 de outubro ás 16 h é realizada a inauguração do Poço comunitário do Sitio Cabeça do Porco, município de Princesa Isabel PB. O poço tem uma vazão inferior a 500 l/h mas já está  contribuindo com as famílias das comunidades Cabeça do Porco e  Riacho Grande.
Outra referência importante do Poço na Comunidade é que  a caixa instalada fica a 50 metro da escola da Comunidade contribuindo diretamente para cerca de 180 alunos. A escola já esta com água encanada utilizando para limpeza, manutenção dos banheiros e uso em geral. Antes a escola estava comprando um caminhão pipa por semana pelo valor de R$ 100,00.
Participantes da inauguração:
→ Moradores da comunidade Cabeça do Porco e Riacho Grande
→ Presidente da Ass. De agricultores local : Gerônimo da Costa Lima
→ Presidente de Associações de outras comunidades vizinhas
→ Membros da ACEV Princesa Isabel
→ Pr.  Manoel Jorge de Oliveira – ACEV  P. Isabel
→ Alunos do CETAEPI
→ Pr. Luis Alberto Shoeps – ACEV Patos
→ Dr.  Rusio Lima de Melo – Juiz de Direito Comarca de P. Isabel e Água Branca, PB
Depoimentos:
1.      Gerônimo da Costa lima, 32 agricultor Presidente da Ass. De Agricultores
“Estamos chegando na época mais difícil com relação á água em nossa comunidade, sem dúvidas esse poço fará uma grande diferença para a vida de todos os moradores, antes teriam que ir buscar longe ou comprar um caminhão pipa, a vida do povo será facilitada com água mais perto de todos.  O poço realizado  em parceria com a igreja  foi uma grande vitória para nós, antes tínhamos várias promessas mas que nunca chegaram e com a igreja Ação evangélica graças a Deus deu certo”.


Caixa d’água com  capacidade para cinco mil litros, bebedouro para animais, chafariz para as pessoas pegarem água, sistema  hídrico com bomba elétrica com  500 metros de extensão, plantação de nim distribuição da semente da moringa, orientação  de higiene e saúde, orientação para preservação  e manutenção do poço,  orientação para preservação do meio ambiente, distribuição de Bíblia, folhetos  e panfletos da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil), participação da Igreja Ação evangélica de Princesa Isabel e o do CETAEPI (Centro de Treinamento  Teológico da Ação Evangélica em Princesa Isabel); participação do agente de Saúde, da direção da Ass. Comunitária, da EMATER;  são partes importantes da construção e implementação do Projeto Poços na Comunidade Cabeça do Porco e Riacho Grande.


Com 16 dias depois do poço em funcionamento 180 crianças da escola Municipal  Profª Mª do Socorro Diniz, e grande parte das 42 famílias que formam a comunidade já estão utilizando água do poço para uso doméstico em geral. Sendo que já tem família com água encanada dentro de casa.
2.      
3.      Dr.  Rusio Lima de Melo – Juiz de Direito Comarca de P. Isabel e Água Branca, PB
“Melhora a qualidade de vida, maior higiene, reduz os riscos de doenças, possibilita o plantio de pequenas hortas, tomar banho em maior quantidade sem preocupação, evita o gasto de comprar água, e tem acesso a água em qualquer tempo”. São as mudanças apontadas pelo Dr. Rusio com o Projeto Poços no sitio Cabeça do Porco.

 Dr.  Rusio Lima de Melo – Juiz de Direito Comarca de P. Isabel – Falando a comunidade na inauguração do Poço ao lado do Coordenador PSS
Ainda acrescentou: “Além de proporcionar qualidade de vida digna por usufruir de um bem tão precioso. O trabalho da ACEV/ACEV Social é digno de elogios, haja vista, que nem mesmo os órgãos públicos tem tido essa preocupação com a comunidade”.
Falando para todas as pessoas presentes Dr. Rusio  Lima disse que os critérios do projeto Poços foram muito bem elaborados para que seja da comunidade toda responsabilidade de cuidar e preservar do poço e de utilizar com zelo da água que é um bem precioso para a vida diária de todas as pessoas. Ainda sugeriu que o local da caixa deve ser cercado para evitar algum dano.  Momwnro 
Momento de consagração do Poço
4.        Sebastião Clementino da Silva,46, agricultor, Sitio Riacho Grande

“Antes era um sacrifício pegar água, agora está muito bom; quero encanar água para a minha casa e espero que a minha vida melhore. Gostamos muito de toda a equipe que veio realizar esse projeto são organizados, todos estão satisfeitos com a Igreja que é uma benção para todos  nós”.

Dona  Mª Socorro (direita) professora e Dona Sônia Tavares(esquerda) agricultora, ambas receberam Bíblia da SBB

Lindon Carlos V. Santos
Coordenador do Programa Sertão Sustentável
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News