A Ação Evangélica participou da elaboração do documento abaixo no Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino

A Ação Evangélica, através do Pr. Wostenes, participou da elaboração do documento abaixo no Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino realizado em Juazeiro do Norte (CE):

Juazeiro, 22 de março de 2012.

À
Diretoria do Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino

“Pelo que também rogamos sempre por vos, para que o nosso Deus vos faca digno da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo e toda obra de Fe, para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vos, e vos nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (II Tess 1.11-12).

Irmãos e Irmãs,

Um grupo de irmãos e irmãs participantes do Congresso e identificados completamente com as razões que levaram à convocação deste nosso Congresso, crê piamente que este é o kairos, tempo de Deus agindo por meio do seu Espírito no mover de sua Igreja para os desafios de um processo intenso de evangelização desta região do nosso país. 

Ressaltamos a ação do Espírito de Deus que permitiu que a programação deste congresso enfocasse uma evangelização integral. Isto possibilitou que inúmeras experiências exitosas e diversas, que combinem proclamação e ação fossem compartilhadas, animando e inspirando a todos que desejam assumir os desafios de plantar 10.000 igrejas no sertão nordestino. 

Como parte dessa responsabilidade espiritual nos comprometemos a colaborar com o firme propósito de ser uma igreja relevante diante do cenário de grandes desafios espirituais, sociais, econômicos e ambientais da nossa região.

Gostaríamos firmemente de recomendar:

1) Que as novas igrejas implantadas tenham uma perspectiva comunitária de forma que aspectos relacionados à renda, trabalho, saúde, educação, cultura e protagonismo das pessoas, sejam essência da própria ação evangelizadora.

2) Que se aprendesse com as inúmeras experiências acumuladas e desenvolvidas por iniciativas que oferecem respostas e foram testadas num processo amplo e profundo de aprendizagem.

3) Que o discipulado, a capacitação da liderança, a formação missionária e pastoral considerem a missão integral como essencial para uma ação eficaz, inserindo o tema nos currículos das instituições de ensino.

4) Que este movimento de evangelização considere a proclamação e ação social como “asas do mesmo avião”, as duas pernas do mesmo movimento.

5) Que se tenha sensibilidade cultural e se leve em consideração os diferentes sertões

6) Que o processo de implantação de Igrejas não venha como modelo imposto, mas leve em conta a participação das pessoas envolvidas em todos os níveis do processo, evitando o paternalismo e assistencialismo.

7) Que parcerias entre igrejas e organizações de outras regiões do país e igrejas e organizações presentes na região nordeste sejam incentivadas. E que estas parcerias considerem as experiências/iniciativas já existentes na região.

8) Que se considere como prioridade a vulnerabilidade social das crianças e mulheres dentro do contexto nordestino. 

À luz dessas considerações propomos:

1) O mapeamento das iniciativas, projetos e experimentos desenvolvidos em toda região e que possam animar, e inspirar outras iniciativas. 

2) Que se identifiquem em todos os municípios os recursos públicos, empresariais e individuais existentes.

3) Que se estruture o apoio às novas iniciativas com mentoria, treinamento e consultoria na elaboração de propostas, implementação e monitoramento.

4) Que se crie um fundo missionário solidário mediante a realização de campanhas anuais ou doações regulares que tenham a finalidade de apoiar as pequenas iniciativas de baixo custo e sustentáveis, tais como:

4.1) Geração de renda
4.2) Recursos hídricos e saneamento: cisternas, poços etc.
4.3) Biodigestores
4.4) Hortas e quintais comunitários
4.5) Pequenos animais: “4 patas”, criação de aves, etc.
4.6) Atividades complementares à escola.

5) Que se dê continuidade as ações do Fórum Social como parte integrante do Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino.

Reconhecendo que no sertão nordestino há muitos sinais da ação de Deus evidenciadas por meio de igrejas, organizações e pessoas, humildemente nos comprometemos a orar, servir e agir para o alcance dos objetivos propostos pelo Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino, de forma que o Reino de Deus se desenvolva nesta região do país. 

Em Cristo, assina:
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News