Mulher: Há mais de 500 milhões de analfabetas no mundo, revelam Salesianos

Cidade do Vaticano, 08 mar 2012 (Ecclesia) – Os missionários Salesianos revelaram hoje que 40 milhões de meninas não frequentam a escola e mais de 500 milhões de mulheres são analfabetas, em todo o mundo.
Num relatório divulgado pela revista ‘Misiones Salesianas’, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, os missionários salesianos ressaltam a importância da escolarização feminina, afirmando que “educar uma mulher é educar um povo”.
"Por cada três anos que uma menina passa na escola, terá menos um filho e a mortalidade infantil diminuirá em 25%", sublinham os religiosos católicos.
O documento sublinha que as mulheres analfabetas “desconhecem os seus direitos e não podem participar na tomada de decisões nas suas comunidades”.
O Dia da Mulher lembra em 2012 a situação das mulheres das áreas rurais e a luta contra a fome e a pobreza.
Os Salesianos sublinham que no Quénia, por exemplo, se as mulheres que trabalham nos campos recebessem a mesma instrução dos homens as colheitas aumentariam 22%.
“Se na América do Sul se eliminasse a disparidade de género no mercado de trabalho, o produto nacional aumentaria mais de 5%”, pode ler-se.
Os religiosos acrescentam que se na Europa homens e mulheres recebessem os mesmos salários, “o produto interno bruto aumentaria 13%”.
OS missionários Salesianos pedem a governos e organismos internacionais que envolvam mais as mulheres, como previsto nos acordos de 2000 em resposta ao Objetivo de Desenvolvimento do Milénio de “promover a igualdade de género”.
Mais de 15 700 Salesianos trabalham em 130 países, incluindo Portugal, de acordo com dados de 2010 publicados no site da congregação, exercendo a sua ação em centros juvenis, colégios, escolas de formação profissional, paróquias, lares, universidades, residências e centros de comunicação social.

Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News