Sobe para 38 os mortos em atentado a 2 igrejas na Nigéria

Lagos, 8 abr (EFE).- Ao menos 38 pessoas morreram neste domingo e 35 tiveram ferimentos graves em um atentado contra duas igrejas em Kaduna (metade norte do país), onde era celebrado o Domingo da Ressurreição, informou o Serviço de Gestão de Emergências do Estado de Kaduna (SEMA) o jornal local 'Leadership'.

A explosão aconteceu por volta das 6h30 (de Brasília) em uma área comercial e de intenso tráfego de veículos. Existem rumores de que os alvos eram a Igreja Evangélica da África Ocidental e a Igreja das Assembléias de Deus, a 500 metros do local do incidente.

O comissário de Kaduna, Jinjiri Abubakar, revelou que os terroristas estavam sendo perseguidos por policiais.

'De repente, um dos veículos bateu contra o outro, o que causou a explosão em Sardauna Crescent', afirmou Abubakar, publicou neste domingo o jornal nigeriano 'Leadership'.

Nenhuma organização assumiu a autoria do atentado, embora os EUA e o Reino Unido tenham alertado nesta semana que a seita islamita Boko Haram, responsável pelos atentados do Natal de 2011, que causaram ao menos 40 mortos, planejavam ataques contra comunidades cristãs durante a Semana Santa.

Boko Haram luta para instaurar a lei islâmica 'sharia' no norte da Nigéria, de maioria muçulmana, enquanto o sul do país é predominantemente cristão.

O estado de Kaduna, na metade norte do país, está dividido em partes iguais entre as comunidades de ambas as religiões.

Com 150 milhões de habitantes de mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais povoado da África, sofre múltiplas tensões pelas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

Fonte: EFE
Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News