1ª Igreja Batista de Pindamonhangaba comemora 75 Anos

Organizada no Dia 26 de Maio de 1939, e Filiada a Convenção Batista Brasileira (CBB), a Igreja Batista em Pindamonhangaba é um Trabalho Batista Pioneiro em Pindamonhangaba–SP e na Região do Vale do Paraíba, pregando a Palavra do Senhor Deus e o Evangelho de Jesus Cristo, com base na Bíblia Sagrada.

Cabe também ressaltar que a Igreja Batista em Pindamonhangaba é a Segunda Igreja Evangélica Mais Antiga do Município.

Atualmente, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba), atual denominação da Igreja Batista em Pindamonhangaba, está localizada no endereço Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP, dispondo de templo novo e totalmente reformado, salas de aula, dependências e espaço amplo, sendo que, estas instalações são utilizadas para a Realização de Cultos, Reuniões e Eventos Cristãos. Atualmente, há mais de 180 Membros Registrados somente nesta Igreja Batista.

O funcionamento atual da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba) consiste em Cultos de Adoração ao Senhor Deus, Orações, Eventos Cristãos e Estudos Sistemáticos da Bíblia Sagrada. A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o Ministério da Igreja Batista responsável pela Educação Cristã, com Ênfase no Ensino da Palavra de Deus, sendo realizada Assiduamente nas Manhãs de Domingo, reunindo os Irmãos da Igreja para Estudar a Bíblia Sagrada, com as diferentes faixas etárias e materiais didáticos apropriados.

No Dia 11 de Maio de 2014 (Domingo), no período da manhã, foi realizado Culto ao Senhor Deus e Escola Bíblica Dominical (EBD), com Ministração da Palavra de Deus através do Pr. Vagno Teixeira (Pastor Titular da Primeira Igreja Batista em São Sebastião-SP). No período da noite, aconteceu o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus com a Pregação do Pr. Vagno Teixeira, e cânticos entoados a Deus pelo Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba.

No Dia 18 de Maio de 2014 (Domingo), às 19h30, ocorreu o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus. O Pr. Natan Dias Santiago (Pastor Titular da Igreja Batista em Cidade Salvador, Jacareí-SP) esteve Ministrando a Palavra de Deus; e o Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba entoou vários Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus.

No Dia 24 de Maio de 2014 (Sábado), às 19h30, foi realizado o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus em Comemoração aos 75 Anos da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba. Durante o evento, o Pr. Marco Davi Ferreira de Andrade (Pastor Titular da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI, São José dos Campos-SP; Membro da Agência Missionária Interlink) esteve Ministrando a Palavra de Deus. O Conjunto "Santuarius", o Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba, e o Madrigal “In Cantum” entoaram Hinos e Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus. Neste Culto, a Irª. Maria Leontina Juliano Cundari (97 Anos de Idade - Única Membro-Fundadora da Igreja que Está Viva Atualmente) foi Homenageada pelos Excelentes Trabalhos Prestados em Prol da Expansão do Reino do Senhor Deus.

No Dia 25 de Maio de 2014 (Domingo), foram realizados diversos eventos comemorativos. Durante o período da Manhã, haverá Culto ao Senhor Deus e Escola Bíblica Dominical (EBD). A partir das 19h30, ocorreu o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus em Comemoração aos 75 Anos da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba. Neste evento, o Pr. Wellington da Cunha Waldhelm (Pastor Titular da Primeira Igreja Batista em Moreira César) esteve Ministrando a Palavra de Deus; e o Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba entoaram vários Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus.

No Dia 31 de Maio de 2014 (Sábado), por volta de 19h30, haverá um Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus com a Participação Especial dos Irmãos da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI. Na ocasião, o Pr. Samuel Supimpa (Pastor Auxiliar da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI, São José dos Campos-SP) estará Ministrando a Palavra de Deus; e o Ministério de Louvor da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI entoará Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus.

Todos os Eventos São Abertos ao Público!

Histórico da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba

Há muitos anos, a Igreja Batista em Pindamonhangaba, é um Trabalho Batista Pioneiro no Município de Pindamonhangaba–SP e na Região do Vale do Paraíba, que prega a Palavra do Senhor Deus e o Evangelho de Jesus Cristo, com base Bíblia Sagrada.

Em 1937, para o início deste Trabalho Batista, o Senhor Deus usou seu Dedicado Servo, o irmão Francisco Ferreira da Rocha (em memória), que na época, era membro da Igreja Batista da Liberdade, no Município de São Paulo–SP, Capital. Este senhor alugou uma casa aqui em Pindamonhangaba que ficava na Rua Frederico Machado, Nº 6, Centro, cuja a sala deste imóvel era cedida para o funcionamento da então Congregação Batista em Pindamonhangaba.

A Congregação Batista em Pindamonhangaba foi organizada no Dia 04 de Abril de 1937, e Administrada até o Ano de 1939 pela Igreja Batista da Liberdade (São Paulo–SP), que enviava pregadores e seu Pastor Titular Erodice Fontes de Queiroz (em memória), o qual vinha uma vez por mês a Pindamonhangaba-SP.

Em 28 de Novembro de 1937, a então Congregação Batista em Pindamonhangaba se mudou para a Propriedade Doada pelo Coronel Antonio Ernesto da Silva (em memória), situada na Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP.

No Ano de 1938, esta Congregação Batista realizou seus Primeiros Batismos por Imersão no Ribeirão Água Preta, em Pindamonhangaba–SP.

No Dia 26 de Maio de 1939, durante um Culto de Louvor e Adoração ao Senhor Deus, foi organizada a Igreja Batista em Pindamonhangaba, com Sede à Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP, tendo como seu primeiro Pastor o Coronel Antônio Ernesto Silva (em memória). Desde então, a Igreja Batista em Pindamonhangaba, Já Organizada e Filiada a Convenção Batista Brasileira (CBB), se tornou Independente da Igreja Batista da Liberdade.

São considerados Membros-Fundadores e Organizadores da Igreja Batista em Pindamonhangaba: Benedito Cuba (em memória), Geralda Cuba (em memória), Carlos Juliano (em memória), Maria José Carmela de Vitta Juliano (em memória), Waldomiro Cundari (em memória), Maria Leontina Juliano Cundari, Severino Francisco (em memória), Antônia Francisco (em memória), João Bondioli Sobrinho (em memória), Eusébia Francisco Bondioli (em memória), Carlos Prellvitz (em memória), Martha Prellvitz (em memória), Benedito Cundari (em memória), Glória Cundari (em memória), Francisca Moreira (em memória), Durvalina Homem de Mello (em memória), Violeta Homem de Mello (em memória).

No ano de 1946, a Igreja Batista em Pindamonhangaba Construiu e Inaugurou seu Primeiro Templo, o qual foi projetado conforme as linhas arquitetônicas características de uma Igreja Batista da Década de 1940. Com o Decorrer dos Anos, ocorreram ampliações no templo e no terreno desta Igreja Batista, incluindo também a compra de propriedades vizinhas. O Templo Antigo desta Igreja Batista foi Demolido na Década de 1990, Cedendo Espaço para o Novo Templo Atual, Localizado Até os Dias Atuais no Mesmo Endereço.

Vários Pastores passaram pela Igreja Batista em Pindamonhangaba, contando os Pastores Interinos, mais ou menos Quinze Pastores prestaram seu Trabalho a esta Obra de Deus.

Dentre estes Pastores, destaca-se o Pr. Silas Rivelle (em memória), que trabalhou como Pastor Titular e Presidente da Igreja Batista em Pindamonhangaba entre os Anos de 1973 a 1980, reerguendo toda a Igreja e prestando grandes ações na Obra de Deus que implicaram em um forte crescimento do trabalho Batista em Pindamonhangaba. Dentre os feitos realizados nesta época destacam-se: Fortalecimento de toda a Estrutura da Igreja Batista Local; Surgimento de Novos Trabalhos Batistas no Município (Jardim Rezende e Moreira César); Realização de diversas ações evangelísticas envolvendo os Irmãos da Igreja; Incentivos a trabalhos com adolescentes e jovens Batistas; Ações de Discipulado; Fortalecimento de Líderes; Retiros Espirituais e Acampamentos; Fortalecimento de ministérios de música cristã; etc.

De Modo Geral, a Igreja Batista Reconhece Jesus Cristo como Único e Suficiente Senhor e Salvador, tendo a Bíblia Sagrada como Única Regra de Fé e Prática na Vida Cristã, e o Batismo nas Águas por Imersão como Compromisso de Fé Cristã e Forma de Inserção de Membros na Igreja. Com base em princípios Batistas estabelecidos pela Convenção Batista Brasileira (CBB), a Igreja Batista é administrada de forma Democrática, tendo autonomia através de Estatuto Próprio, sendo que, que as ofertas e os dízimos são empregados na manutenção da Igreja, como também em Evangelismos e Missões, podendo até Cooperar com outras Igrejas Batistas do Município, da Região, do Estado, do País e/ou do Mundo.

Em Toda a Tua História, a Igreja Batista em Pindamonhangaba já organizou outras Igrejas Batistas no Município, como: Igreja Evangélica Batista Ebenézer (Jardim Rezende); Primeira Igreja Evangélica Batista em Moreira César; Igreja Evangélica Batista no Crispim; Igreja Evangélica Batista em Cidade Jardim; e na Região do Vale do Paraíba, organizou a Primeira Igreja Batista em Guaratinguetá.

Somente no Município de Pindamonhangaba–SP, existem cerca de nove Igrejas Batistas organizadas e registradas na Convenção Batista Brasileira (CBB).

Em diferentes épocas, a Igreja Batista em Pindamonhangaba sediou a Organização de 3 (Três) Associações Batistas filiadas a Convenção Batista Brasileira (CBB) no Estado de São Paulo. Dentre estas, citam-se: a Associação das Igrejas Batistas na Central do Brasil (Atual Associação das Igrejas Batistas do Extremo Leste da Capital – AIBELEC), organizada no ano de 1945; a Associação das Igrejas Batistas do Vale do Paraíba – AIBAVAP (Atual Associação das Igrejas Batistas do Cone Leste Paulista – AIBACOLESP), organizada no ano de 1969; e a Associação das Igrejas Batistas do Médio Vale do Paraíba e Vale Histórico – AIBAMEVALHIS, organizada no ano de 2009.

Atualmente, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba), atual denominação da Igreja Batista em Pindamonhangaba, está localizada no endereço Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP, dispondo de templo novo e totalmente reformado, salas de aula, dependências e espaço amplo, sendo que, estas instalações são utilizadas para a Realização de Cultos, Reuniões e Eventos Cristãos. Atualmente, há mais de 180 Membros Registrados somente nesta Igreja Batista.

O funcionamento atual da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba) consiste em Cultos de Adoração ao Senhor Deus, Orações, Eventos Cristãos e Estudos Sistemáticos da Bíblia Sagrada. A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o Ministério da Igreja Batista responsável pela Educação Cristã, com Ênfase no Ensino da Palavra de Deus, sendo realizada Assiduamente nas Manhãs de Domingo, reunindo os Irmãos da Igreja para Estudar a Bíblia Sagrada, com as diferentes faixas etárias e materiais didáticos apropriados.

Que a Divulgação da Palavra do Senhor Deus e do Evangelho do Senhor Jesus Cristo Aumente Cada Vez Mais Através do Compromisso dos Irmãos em Cristo e do Trabalho Batista em Pindamonhangaba–SP e Região.

Somente ao Senhor Deus Adoramos, Louvamos e Exaltamos por Seu Grande Amor para Conosco

Fonte: Vale News

Share on Google Plus

About Eginoaldo Oliveira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Breaking News